(Α Ω) ANUNCIAR O EVANGELHO : "Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura MC 16,15"--O conteúdo dessa página pode ser reproduzido desde que informado a fonte e o autor.

29 de jun. de 2023

São Pedro Apóstolo e Primeiro Papa.

 


#SãoPedro

Foi o próprio Cristo quem mudou o nome de Simão para Pedro ou Cefas, que significa “Rocha” (João 1,42). Ninguém, exceto Deus e de certo modo indiretamente Abraão (Is 51,1-2), foi chamado especificamente de “rocha”, nem nunca foi usado como um nome próprio para pessoas. Dar o nome de “rocha” a São Pedro indica que Nosso Senhor lhe confiou uma autoridade especial.
A própria mudança do nome de “Simão” para “Pedro” ou “Rocha” indica o apóstolo sendo chamado para um papel de destaque na liderança. Lembre-se de como o nome de Abrão foi mudado para Abraão (Gn 17,5), ou de Jacó para Israel (Gn 35,10), ou de Saulo para Paulo, quando cada um deles foi chamado para assumir um papel proeminente de liderança entre o povo de Deus. A palavra “rocha” também tem um significado especial. Por um lado, ser chamado de “rocha” era uma expressão semítica que designava o fundamento sólido sobre o qual uma comunidade seria construída (Mateus 7,25).
O papel de São Pedro no Novo Testamento substancia ainda mais a crença católica sobre o Papado e o que Jesus disse em Mateus 16,18-19. Pedro é mencionado 155 vezes e o resto dos apóstolos combinados são mencionados apenas 130 vezes. São Pedro ocupou uma posição altaneira entre os apóstolos. Ele é sempre listado primeiro (Mateus 10,1-4; Marcos 3,16-19; Lucas 6,14-16; Atos 1,13) e às vezes o único mencionado (Lucas 9, 32). Ele fala pelos apóstolos (Mateus 18,21; Marcos 8,28; Lucas 12,41; João 6,69).
Quando Nosso Senhor seleciona um grupo de três para algum evento especial, como a Transfiguração, São Pedro está na primeira posição. Nosso Senhor escolheu o barco de São Pedro para ensinar. No Pentecostes, São Pedro pregou às multidões e falou sobre a missão da Igreja (Atos 2,14-25). Ele realizou a primeira cura milagrosa (Atos 3,6-7). São Pedro também recebeu a revelação de que os gentios deveriam ser batizados (Atos 10,9-48) e ficou do lado de São Paulo contra a necessidade da circuncisão (Atos 15). No final de sua vida, São Pedro foi crucificado, mas em sua humildade pediu para ser crucificado de cabeça para baixo.
✔️ Atos 15,12-15 – Somente depois que Pedro (o Papa) fala é que Paulo e Barnabé (bispos) falam em apoio ao ensinamento definitivo de Pedro.
✔️ Mat. 14,28-29 – Somente Pedro tem fé para andar sobre as águas. Nenhum outro homem nas Escrituras disse ter fé para andar sobre as águas. Esta fé, em última análise, não falhou, pois mais tarde o Cristo lhe delegaria para confirmar os demais na fé (Lucas 22, 31-32).
✔️ Mat. 16,16, Marcos 8,29; João 6,69 – Pedro é o primeiro entre os apóstolos a confessar a divindade de Cristo.
✔️Atos 15,7-12 – Pedro resolve a primeira questão doutrinária sobre a circuncisão no primeiro concílio da Igreja em Jerusalém 50 d.C. Aí começa a Tradição Apostólica de um sucessor petrino dá a última palavra nos concílios da Igreja Católica.

Nenhum comentário: