(Α Ω) ANUNCIAR O EVANGELHO : "Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura MC 16,15"--O conteúdo dessa página pode ser reproduzido desde que informado a fonte e o autor.

15 de out. de 2023

Documento histórico de imenso valor no qual o rosto e a pessoa de Jesus Cristo são descritos ao imperador Tibério de Roma.



Não sei se é verdade, mas mesmo que não fosse, acho que não difere muito da realidade....

Um documento extraordinário

Esta carta de Públio Lêntulo, (18 aC – 11 dC) governador da Judéia (ancestral de Pilatos), é um documento histórico de imenso valor no qual o rosto e a pessoa de Jesus Cristo são descritos ao imperador Tibério de Roma, traduzido do latim original que é preservado pelos cavalheiros Cesarini em Roma.
"Entendo, ó César, que você deseja saber o que estou lhe dizendo agora; sendo aqui um homem, que vive de grandes virtudes chamado Jesus Cristo, pelo povo é chamado de Profeta, e seus discípulos o consideram divino, e dizem que ele é filho de Deus, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas que são encontrados e feitos nele. Verdadeiramente, ó César, todos os dias ouvimos coisas maravilhosas sobre este Cristo: ele ressuscita os mortos e cura os enfermos com uma única palavra. Homem de bela estatura, tem uma aparência muito bonita e um rosto majestoso, e aqueles que o contemplam são forçados a amá-lo e temê-lo.
Seu cabelo é da cor de uma avelã bem madura e se estende até as orelhas, e das orelhas aos ombros é cor de terra, mas mais brilhante.
Ele tem o cabelo repartido conforme o costume dos nazarenos no meio da testa. O rosto sem rugas ou manchas, acompanhado de uma cor modesta. As narinas e os lábios não podem ser criticados com razão por ninguém: a barba é espessa e lembra cabelos, não muito longos, mas repartidos ao meio.
Sua mira é muito medrosa e grave; ele tem olhos como os raios do sol, e ninguém consegue olhar para ele com firmeza por causa do esplendor; e quando ele avisa ele chora; ele se faz amar e fica alegre com a gravidade. Dizem que ninguém nunca o viu rir, mas sim chorar. chorar.
Tem mãos e braços muito bonitos, na conversa agrada a muitos, mas raramente é visto: e quando está lá tem uma aparência muito modesta e na presença é o homem mais bonito que se possa imaginar; todos parecidos com sua mãe, que é a jovem mais linda que já se viu por aqui.
Porém, se Vossa Majestade, ó César, desejar vê-lo, como me escreveu em avisos anteriores, avise-me, e não deixarei de enviá-lo imediatamente. Pela carta ele surpreende a cidade de Jerusalém. Ele nunca estudou nada e, no entanto, conhece todas as ciências; ele anda descalço, sem nada na cabeça; muitos riem ao vê-lo, mas na sua presença tremem e ficam maravilhados quando falam com ele.
Dizem que tal homem nunca foi visto ou ouvido falar por aqui. Na verdade, segundo o que me dizem os judeus, ninguém jamais ouviu falar de tal conselho, de tão grande doutrina, como este Cristo ensina, e muitos dos judeus o consideram divino e acreditam nele; e muitos outros reclamam disso comigo, dizendo que é contra Vossa Majestade, ó César. Diz-se que nunca desagradou ninguém, mas sim, todos aqueles que o conhecem, que o abordaram, dizem ter recebido benefícios e cuidados de saúde.
Porém, estou muito pronto para sua Majestade, ó César, para sua obediência: tudo o que você me ordenar será executado. Vale a pena.
De Jerusalém, sétima indicação, décima primeira lua. Muito fiel e obediente a Vossa Majestade.
Públio Lêntulo Governador da Judéia"

Fonte: Fonte: Lorenza Marino


Nenhum comentário: