(Α Ω) ANUNCIAR O EVANGELHO : "Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura MC 16,15"--O conteúdo dessa página pode ser reproduzido desde que informado a fonte e o autor.

7 de jul. de 2023

A primeira sexta-feira do mês é dedicada à devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Jesus Cristo é o único verdadeiro amigo de nossos corações que não foram feitos senão para Ele só. Assim, não podem encontrar repouso, alegria, nem plenitude senão Nele” (Santa Margarida Maria de Alacoque)


A primeira sexta-feira do mês é dedicada à devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Através da devoção do Apostolado de oração, reza-se nas intenções mensais de oração do Papa. Fundada em 3 de dezembro de 1844, na França, pelo sacerdote jesuíta Francisco Xavier Gautrelet, a rede é conhecida como “Apostolado da Oração”.
.
O apostolado de oração é uma rede mundial de oração a serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja. Para a coordenação arquidiocesana do Apostolado de oração, “rezar por estas intenções abre-nos os olhos e o coração à dimensão do mundo, fazendo nossas as alegrias e esperanças, as dores e os sofrimentos de todos os nossos irmãos e irmãs.”
.
Santa Margarida Maria de Alacoque foi instituída como discípula do Sagrado Coração, pelo próprio Jesus, em uma de suas experiências místicas e tinha que divulgar ao mundo o que Jesus lhe falava, o que Ele a fazia sentir: o amor mais puro e forte que poderia existir.
.
Jesus passou a ensinar-lhe os segredos de Seu Sagrado Coração, normalmente quando ela estava em adoração ao Santíssimo Sacramento.
.
Jesus permitiu que ela sentisse as dores da Chaga, aberta em Seu peito na cruz e nas primeiras sextas-feiras do mês essa dor lhe apertava mais. Então Jesus, lhe revelou como amava tão fortemente os homens e que o desprezo que recebia da humanidade lhe doía mais do que sofreu em sua Paixão. Que se os homens Lhe correspondessem com um pouquinho de amor, Ele teria, mesmo no pouco, a retribuição de todo amor que ofertou, mas que os homens só Lhe ofertavam repulsas e friezas.
.
A partir daí, Jesus pede a Margarida Maria que console seu coração fazendo o seguinte:

(i) comungar com a maior frequência possível, com todo amor;
(ii) comungar em todas as primeiras sextas do mês;
(iii) nas noites de quinta para sexta-feira, entre as 23h e meia-noite (Hora Santa), acompanhar Jesus na tristeza que sentiu no Horto das Oliveiras, ficando em oração, para aplacar a ira divina e pedir misericórdia para os pecadores.


Jesus lhe ensinou, ainda, que o que mais anseia é um coração arrependido e humilhado, por isso pede humildade e sinceridade na confissão.

Para os corações que consolam o Sagrado Coração de Jesus, na 1ª sexta de cada mês, Ele fez muitas promessas. Jesus não as ditou em ordem. A Igreja tomou as diversas mensagens recebidas por Sta. Margarida Maria e as ordenou.

Na “grande aparição” de Jesus a Santa Margarida Maria, Ele pediu que fosse celebrada a Festa ao Seu Sagrado Coração na sexta-feira seguinte à festa de Corpus Christi: “Comungue-se nesse dia, e seja feita a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares. E eu te prometo que o meu coração de dilatará, para derramar com abundância os benefícios de seu divino amor sobre os que lhe tributarem essa honra e procurarem que outros a tributem”.

Conheça agora as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque:
.
1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;

2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;

3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;

4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;

5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;

6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;

7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;

8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;

9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;

10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;

11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;

12ª Promessa: “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Condições para obter as graças prometidas pelo Sagrado Coração de Jesus:

As condições indispensáveis para a grande promessa do Sagrado Coração de Jesus – perseverança final e salvação eterna – são:

a) a comunhão deve ser feita na primeira sexta-feira do mês;

b) a novena de comunhão deve ser feita em nove meses consecutivos. Se houver interrupção, deve ser recomeçada.

c) deve ser feita em estado de graça e na intenção de honrar o Sagrado Coração. Aconselha-se a confissão.

 https://carmelitas.org.br


Nenhum comentário: