(Α Ω) ANUNCIAR O EVANGELHO : "Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura MC 16,15"--O conteúdo dessa página pode ser reproduzido desde que informado a fonte e o autor.

25 de nov. de 2022

Audácia!


Para o Papa Francisco, este é o belo da consolação.

O exemplo utilizado pelo Pontífice foi a de Santa Teresa do Menino Jesus.
Ao visitar aos 14 anos a basílica de Santa Cruz de Jerusalém, em Roma, procurou tocar o prego com o qual Jesus foi crucificado. Teresa sente esta sua ousadia como um transporte de amor e de confidência.
E em seguida escreve: "Fui verdadeiramente demasiado audaz. Mas o Senhor vê o fundo do coração, sabe que a minha intenção era pura [...]. Agi com Ele como uma criança, que acredita que tudo lhe é permitido, e considera os tesouros do Pai como seus" (Manuscrito autobiográfico, 183).
"Uma jovem de 14 anos oferece-nos uma maravilhosa descrição da consolação espiritual: temos uma sensação de ternura em relação a Deus, que nos torna audazes no desejo de participar na sua própria vida, de fazer o que lhe agrada, porque nos sentimos familiarizados com Ele, sentimos que a sua casa é a nossa, sentimo-nos acolhidos, amados, restabelecidos. Com esta consolação, não nos rendemos diante das dificuldades: com efeito, com a mesma audácia, Teresa pedirá ao Papa a autorização para entrar no Carmelo, não obstante fosse demasiado jovem, e será atendida", explicou Francisco.
"Que significa isto? Quer dizer que a consolação nos faz audazes: quando nós estamos em tempo de escuridão, de desolação e pensamos: 'Isto não sou capaz de fazer'.
A desolação entristece, faz ver tudo escuro: 'Não, eu não posso fazer, não o farei'.
Ao invés, em tempo de consolação, vê as mesmas coisas de maneira diferente e diz: 'Não. Eu vou avante, vou fazer'. 'Mas tem certeza?' 'Sinto a força de Deus e vou avante.'
E assim a consolação o leva a ir para frente e a fazer coisas que, no tempo de desolação, você não seria capaz, o leva a fazer o primeiro passo. Este é o belo da consolação."

Nenhum comentário: