(Α Ω) ANUNCIAR O EVANGELHO : "Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura MC 16,15"--O conteúdo dessa página pode ser reproduzido desde que informado a fonte e o autor.

15 de set. de 2024

Oração poderosa a Nossa Senhora das Dores

Você está passando por algum sofrimento forte? Aproveite este dia e coloque sua dor no colo de Nossa Senhora das Dores

Nossa Senhora das Dores, eu te apresento todas as minhas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e sofrimentos.

Ó Mãe das dores e rainha dos mártires, que tanto sofreste ao ver teu Filho flagelado, escarnecido e morto para me salvar, acolhe minhas preces:


"Mãe amável, concede-me uma verdadeira contrição dos meus pecados e uma sincera mudança de vida.

Nossa Senhora das Dores, que estiveste presente no calvário de Nosso Senhor Jesus Cristo, fica também presente nos meus calvários. Eu te suplico esta graça de que tanto necessito:

(Faça seu pedido)

Por piedade, ó advogada dos pecadores, não deixes de amparar a minha alma na aflição e no combate espiritual que a todo momento estou sujeito a travar.

Nossa Senhora das Dores, quando as dores vierem e os sofrimentos chegarem, não me deixes desanimar.

Mãe das dores, envolve-me em teu sagrado manto e ajuda-me a passar pelo vale de lágrimas.

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Permanece conosco e dá-nos o teu auxílio, para que possamos converter as lutas em vitórias, e as dores em alegrias.

Roga por nós, ó Mãe, porque não és apenas a Mãe das dores, mas também a Senhora de todas as graças.

Nossa Senhora das Dores, fortalece-me nos sofrimentos da vida. (3x)
Amém.

                

Site Canção Nova:A devoção a Nossa Senhora das Dores possui fundamentos bíblicos:

Nossa Senhora das dores

Quero ficar junto à cruz, velar contigo a Jesus e o teu pranto enxugar!”

Assim, a Igreja reza a Maria neste dia, pois celebramos sua compaixão, piedade; suas sete dores cujo ponto mais alto se deu no momento da crucificação de Jesus. Esta devoção deve-se muito à missão dos Servitas – religiosos da Companhia de Maria Dolorosa – e sua entrada na Liturgia aconteceu pelo Papa Bento XIII.

A devoção a Nossa Senhora das Dores possui fundamentos bíblicos, pois é na Palavra de Deus que encontramos as sete dores de Maria: o velho Simeão, que profetiza a lança que transpassaria (de dor) o seu Coração Imaculado; a fuga para o Egito; a perda do Menino Jesus; a Paixão do Senhor; crucificação , morte e sepultura de Jesus Cristo.

Nós, como Igreja, não recordamos as dores de Nossa Senhora somente pelo sofrimento em si, mas sim, porque também, pelas dores oferecidas, a Santíssima Virgem participou ativamente da Redenção de Cristo. Desta forma, Maria, imagem da Igreja, está nos apontando para uma Nova Vida, que não significa ausência de sofrimentos, mas sim, oblação de si para uma civilização do Amor.

Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!


8 de set. de 2024

Santo Rosário | Todos Mistérios

 



O rosário tem suas raízes na tradição cristã medieval. 
Sua origem é atribuída a um desenvolvimento gradual de práticas de oração que começaram com a recitação de salmos e o uso de contas para ajudar na contagem das orações. Durante a Idade Média, a prática de rezar um número específico de Ave Marias se consolidou, e a forma moderna do rosário foi formalizada no século XIII com São Domingos de Gusmão, que é frequentemente associado ao desenvolvimento do rosário como uma ferramenta de oração para a conversão dos hereges e a promoção da fé. 

Rezar o rosário tem vários propósitos espirituais. Ele ajuda nós católicos a se aprofundar na meditação dos principais eventos da vida de Jesus e Maria, conhecidos como mistérios. É uma forma de oração contemplativa que busca fortalecer a fé, promover a paz interior e buscar a intercessão de Maria. Além disso, o rosário é visto como uma maneira de pedir a proteção e a orientação divina, e de refletir sobre a vida e os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

5 de set. de 2024

Mensagem de Santa Madre Teresa de Calcutá para o mundo.

 



05 DE SETEMBRO: SANTA TERESA DE CALCUTÁ. FÉ, Palavras que não trazem a luz do Cristo aumentam as trevas.


Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano. 

Mas o oceano seria menor se essa gota faltasse.

O milagre não é realizarmos esse trabalho, mas que sejamos felizes fazendo-o.

Tenha fé nas pequenas coisas, pois é nelas que a sua força reside.

Cada um deles é Jesus disfarçado.

Sou uma pequena caneta na mão de Deus que envia cartas de amor ao mundo.

Não rezo pelo sucesso, peço pela fé.

Palavras que não trazem a luz do Cristo aumentam as trevas.

Não nos sintamos satisfeitos apenas dando dinheiro.

O dinheiro não é suficiente, o dinheiro pode ser obtido, mas eles precisam de seu coração para amá-los.

Portanto, espalhe o seu amor por onde quer que vá.

Precisamos encontrar Deus, e não podemos fazê-lo com barulho e desassossego.

Deus é amigo do silêncio.

Veja como a natureza - árvores, flores, grama crescem no silêncio; veja as estrelas, a lua e o sol, como se movem em silêncio...

Precisamos de silêncio para sermos capazes de tocar almas.

Se você ainda não recebeu Jesus em seu coração, pode fazê-lo agora repetindo esta pequena prece:

Querido Jesus, Eu acredito que és o Filho de Deus, meu Salvador.
Preciso que o Seu amor limpe meus erros e mal feitos.
Preciso que a Sua luz afaste todas as trevas.
Preciso que a Sua paz preencha e satisfaça meu coração.
Eu agora abro a porta do meu coração e peço que, por favor, adentre minha vida e me dê o Seu presente de vida eterna.
 Amém!

Se desejamos que uma mensagem de amor seja ouvida, ela tem que ser enviada.
Para mantermos uma lâmpada acesa, temos de colocar o óleo nela.
Fique perto de Jesus Ele te ama Vamos orar, Deus te abençoe."


Madre Teresa

28 de ago. de 2024

“Tarde Te amei!” De Santo Agostinho, uma das mais arrebatadoras orações de todos os tempos


“Et ecce intus eras et ego foris et ibi te quaerebam, et in ista formosa quae fecisti deformis irruebam…”

1. Tarde Te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova… Tarde Te amei! Trinta anos estive longe de Deus. Mas, durante esse tempo, algo se movia dentro do meu coração… Eu era inquieto, alguém que buscava a felicidade, buscava algo que não achava… Mas Tu Te compadeceste de mim e tudo mudou, porque Tu me deixaste conhecer-Te. Entrei no meu íntimo sob a Tua Guia e consegui, porque Tu Te fizeste meu auxílio.

2. Tu estavas dentro de mim e eu fora… “Os homens saem para fazer passeios, a fim de admirar o alto dos montes, o ruído incessante dos mares, o belo e ininterrupto curso dos rios, os majestosos movimentos dos astros. E, no entanto, passam ao largo de si mesmos. Não se arriscam na aventura de um passeio interior”. Durante os anos de minha juventude, pus meu coração em coisas exteriores que só faziam me afastar cada vez mais d’Aquele a Quem meu coração, sem saber, desejava… Eis que estavas dentro e eu fora! Seguravam-me longe de Ti as coisas que não existiriam senão em Ti. Estavas comigo e não eu Contigo…

3. Mas Tu me chamaste, clamaste por mim e Teu grito rompeu a minha surdez… “Fizeste-me entrar em mim mesmo… Para não olhar para dentro de mim, eu tinha me escondido. Mas Tu me arrancaste do meu esconderijo e me puseste diante de mim mesmo, a fim de que eu enxergasse o indigno que era, o quão deformado, manchado e sujo eu estava”. Em meio à luta, recorri a meu grande amigo Alípio e lhe disse: “Os ignorantes nos arrebatam o céu e nós, com toda a nossa ciência, nos debatemos em nossa carne”. Assim me encontrava, chorando desconsolado, enquanto perguntava a mim mesmo quando deixaria de dizer “Amanhã, amanhã”… Foi então que escutei uma voz que vinha da casa vizinha… Uma voz que dizia: “Pega e lê. Pega e lê!”.

4. Brilhaste, resplandeceste sobre mim e afugentaste a minha cegueira. Então corri à Bíblia, abri-a e li o primeiro capítulo sobre o qual caiu o meu olhar. Pertencia à carta de São Paulo aos Romanos e dizia assim: “Não em orgias e bebedeiras, nem na devassidão e libertinagem, nem nas rixas e ciúmes. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo” (Rm 13,13s). Aquelas Palavras ressoaram dentro de mim. Pareciam escritas por uma pessoa que me conhecia, que sabia da minha vida.

5. Exalaste Teu Perfume e respirei. Agora suspiro por Ti, anseio por Ti! Deus… de Quem separar-se é morrer, de Quem aproximar-se é ressuscitar, com Quem habitar é viver. Deus… de Quem fugir é cair, a Quem voltar é levantar-se, em Quem apoiar-se é estar seguro. Deus… a Quem esquecer é perecer, a Quem buscar é renascer, a Quem conhecer é possuir. Foi assim que descobri a Deus e me dei conta de que, no fundo, era a Ele, mesmo sem saber, a Quem buscava ardentemente o meu coração.

6. Provei-Te, e, agora, tenho fome e sede de Ti. Tocaste-me, e agora ardo por Tua Paz. “Deus começa a habitar em ti quando tu começas a amá-Lo”. Vi dentro de mim a Luz Imutável, Forte e Brilhante! Quem conhece a Verdade conhece esta Luz. Ó Eterna Verdade! Verdadeira Caridade! Tu és o meu Deus! Por Ti suspiro dia e noite desde que Te conheci. E mostraste-me então Quem eras. E irradiaste sobre mim a Tua Força dando-me o Teu Amor!

7. E agora, Senhor, só amo a Ti! Só sigo a Ti! Só busco a Ti! Só ardo por Ti!…

8. Tarde te amei! Tarde Te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu Te amei! Eis que estavas dentro, e eu, fora – e fora Te buscava, e me lançava, disforme e nada belo, perante a beleza de tudo e de todos que criaste. Estavas comigo, e eu não estava Contigo… Seguravam-me longe de Ti as coisas que não existiriam senão em Ti. Chamaste, clamaste por mim e rompeste a minha surdez. Brilhaste, resplandeceste, e a Tua Luz afugentou minha cegueira. Exalaste o Teu Perfume e, respirando-o, suspirei por Ti, Te desejei. Eu Te provei, Te saboreei e, agora, tenho fome e sede de Ti. Tocaste-me e agora ardo em desejos por Tua Paz!

Santo Agostinho, Confissões 10, 27-29


TARDE TE AMEI (Lindo poema de Santo Agostinho)

 

27 de ago. de 2024

Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, é um exemplo de cristã e prova de que tudo pode ser mudado pela oração

Santa Mônica nasceu em Tagaste, África do Norte, a mais ou menos 100 quilômetros da cidade de Cartago, no ano 332. Seus pais encomendaram a formação de suas filhas a uma mulher muito religiosa e forte disciplina.
.
Ela desejava dedicar-se à vida de oração e da solidão – como seu nome indica – mas seus pais dispuseram que tinham que casar-se com um homem chamado Patrício.
.
Este era um bom trabalhador, mas com um terrível mal gênio, e além disso, mulherengo, jogador e sem religião e nem gosto pelo espiritual.
.
A fez sofrer o que não está escrito, e por trinta anos ela teve que aguentar os tremendos estalidos de ira de seu marido que gritava pelo menor motivo, mas este jamais se atreveu a levantar a mão contra ela. Tiveram três filhos: dois homens e uma mulher. Os dois menores foram sua alegria e consolo, mas o mais velho, Agostinho, a fez sofrer por dezenas de anos.

Fórmula para não brigar
.
Naquela região do norte da África, onde as pessoas eram sumamente agressivas, as demais esposas perguntavam à Mônica porque seu marido era um dos homens de pior gênio em toda a cidade, mas não a agredia nunca, e ao contrário, os esposos delas as agrediam sem compaixão.
.
Mônica respondeu-lhes: “É que quando meu marido está de mal humor, eu me esforço para estar de bom humor. Quando ele grita, eu me calo. E como para brigar precisam de dois e eu não aceito a briga, não brigamos”. Esta fórmula fez-se célebre no mundo e serviu a milhões de mulheres para manter a paz em casa.
.
Patrício não era católico, e ainda que criticasse o muito rezar de sua esposa e sua generosidade tão grande com os pobres, nunca se opunha a que ela se dedicasse a estas boas obras, e quiçá por isso mesmo conseguiu sua conversão.
.
Mônica rezava e oferecia sacrifícios por seu marido e ao fim, alcançou de Deus a graça de que no ano 371 Patrício se deixasse batizar, e que o mesmo o fez a sogra, mulher terrivelmente colérica que por meter-se demasiadamente no lar de sua nora tinha amargado a vida da pobre Mônica. Um ano depois de seu batismo, morreu santamente Patrício, deixando a pobre viúva com o problema do filho mais velho.
.
Patrício e Mônica tinham se dado conta de que seu filho mais velho era extraordinariamente inteligente, e por isso o enviaram à capital do estado, a cidade de Cartago, para estudar filosofia, literatura e oratória. Mas Agostinho teve a desgraça de que seu pai não se interessasse por seus progressos espirituais. Somente lhe importava que tirasse boas notas, que brilhasse nas festas sociais e que se sobressaísse nos exercícios físicos, mas sobre a salvação de sua alma, não e interessava nem lhe ajudava em nada. E isto foi fatal para ele, pois foi caindo de mal a pior em pecados e erros.

A conversão do filho

.
Em Milão: Santa Mônica se encontrou com o Santo mais famoso da época, Santo Ambrósio, arcebispo dessa cidade. Nele encontrou um verdadeiro pai cheio de bondade e de sabedoria, que foi guiando-a com seus prudentes conselhos.
Além disso, Agostinho ficou impressionado por sua enorme sabedoria e a poderosa personalidade de Santo Ambrósio e começou a escutá-lo com profundo carinho e a mudar suas idéias e entusiasmar-se pela fé católica.
E aconteceu que, no ano 387, Agostinho, ao ler umas frases de São Paulo sentiu a impressão extraordinária e se propôs a mudar de vida. Enviou longe a mulher com a qual vivia em união livre , deixou seus vícios e maus costumes. Se fez instruir na religião e na festa da Páscoa da Ressurreição desse anos fez-se batizar.
.
Agostinho, agora convertido, dispôs voltar com sua mãe e seu irmão à sua terra, na África, e foram ao porte de Ostia a esperar o barco.
Mas Santa Mônica já tinha conseguido tudo o que esperava nesta vida, que era a conversão de seu filho. Já poderia morrer tranquila… E aconteceu que estando ali em uma casa junto ao mar, à noite ao ver o céu estrelado conversando com Agostinho sobre como serão as alegrias que teria no céu, ambos se emocionaram comentando e meditando as alegrias celestiais que os esperavam.
.
Em determinado momento exclamou entusiasmada: “E a mim, o que mais pode me amarrar à terra? Já obtive meu grande desejo, o ver-te cristão católico. Tudo o que desejava consegui de Deus”. Pouco depois invadiu-lhe uma febre, e em poucos dias se agravou e morreu. A única coisa que pediu a seus dois filhos é que não deixassem de rezar pelo descanso de sua alma. Santa Mônica morreu em 387 aos 55 anos de idade.

Milhares de mães e de esposas encomendaram-se em todos estes séculos a Santa Mônica, para que as ajude a converter a seus maridos e filhos, e conseguiram conversões admiráveis.
Fonte ACI


🙏🙏🙏

ORAÇÃO SANTA MÔNICA.
Santa Mônica (para pedir a conversão de um filho)

.

Ó Santa Mônica, que pela oração e pelas lágrimas alcançastes de Deus a conversão de vosso filho transviado, depois santo (Santo Agostinho).

Olhai para o meu coração, amargurado pelo comportamento do meu filho desobediente, rebelde e inconformado, que tantos dissabores causou ao meu coração e a toda a família.
Que vossas orações se juntem com as minhas, para comover o bom Deus, a fim de que Ele faça meu filho entrar em si e voltar ao bom caminho.

Santa Mônica fazei que o Pai do Céu chame de volta à casa paterna o filho pródigo. Dai-me esta alegria, eu serei sempre agradecido(a).

Santo Agostinho rogai por nós

Santa Mônica atendei-me. Amém!


17 de ago. de 2024

TERRA SECA - Ir. Kelly Patrícia e Pe. Ailton FSJPII

 


Uma das canções mais ouvidas dos últimos tempos, “Terra Seca” se tornou a oração de muitos corações, que desejam construir a casa dos seus sonhos, planos e projetos sob rocha firme que é o próprio Deus. 
.
Terra Seca, na voz da Ir. Kelly Patrícia e do Pe. Ailton da Fraternidade São João Paulo II tocará profundamente o seu coração. 
Escute e compartilhe para que outras pessoas possam ter uma experiência pessoal com Deus.

Ir. Kelly Patrícia 
Uma vida dedicada a experimentar, viver e “cantar as misericórdias do Senhor”, por meio da oração, adoração e missão. 
Assim é a vida da Irmã Kelly Patrícia e de todos que fazem o Instituto Hesed (palavra hebraica que significa misericórdia), um instituto cuja espiritualidade está na busca da união com Deus e foi fundado por Ir. Jane Madeleine e Ir. Kelly Patrícia. 

Com o carisma de experimentar, viver e cantar as misericórdias do Senhor, na prática das obras de misericórdia espiritual e corporal, o Instituto Hesed leva o louvor, a alegria, a Misericórdia de Deus e a oração a vários cantos do Brasil e do exterior através da música.




Conheça o Instituto Hesed, o Exército de São Miguel, nossas obras, e muito mais:

16 de ago. de 2024

Evangelho do dia ( Mateus 19, 3-12)


Bom dia meus amigos, amigas e familiares!!

Hoje no Evangelho (Mateus 19, 3-12) Jesus disse “Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne”. 
O sacramento do matrimônio é um ato de fé e de união, na família é o primeiro lugar aonde aprendemos o sentido da palavra amor. 
É no casamento aonde deixamos de ser eu e você e passamos a ser nós, aonde aprendemos a conviver com as diferenças e aceitar que mesmo sendo diferentes podemos ser felizes. 
Claro que a vida a dois requer renúncias e sacrifícios, mas quando temos Deus caminhando ao nosso lado podemos superar qualquer dificuldade. 
Que neste dia rezemos por todos os casais para que eles se mantenham unidos, fortalecidos e caminhando sempre com Deus!!

Tenham todos uma sexta feira abençoada!


Binno Duque

Pe Davi, pároco paróquia Sant'ana, celebrou hoje aqui no Carmelo, bênçãos e graças a todos nós que aqui participamos e por quem rezamos.



15 de ago. de 2024

Assunção da Virgem Maria ao Céu.




Em Roma, esta festa era celebrada desde meados do século VII, mas foi preciso esperar até 1° de novembro de 1950, quando Pio XII proclamou o Dogma da Assunção de Maria, elevada ao céu em corpo e alma.
Vatican News

A Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria é celebrada no dia 15 de agosto, desde o século V, com o significado de "Nascimento para o Céu" ou, segundo a tradição bizantina, de "Dormição". Em Roma, esta festa era celebrada desde meados do século VII, mas foi preciso esperar até 1° de novembro de 1950, quando Pio XII proclamou o Dogma da Assunção de Maria, elevada ao céu em corpo e alma.

No Credo Apostólico, professamos a nossa fé na "ressurreição da carne" e na "vida eterna", fim e sentido último do caminho da vida terrena. Esta promessa de fé cumpriu-se em Maria, sinal de “consolo e esperança” (Prefácio). Trata-se de um privilégio de Maria, por ser intimamente ligado ao fato de ser Mãe de Jesus: visto que a morte e a corrupção do corpo humano são consequências do pecado, não era oportuno que a Virgem Maria - isenta de pecado - fosse implicada nesta lei humana. Daí o mistério da sua "Dormição" ou "Assunção ao céu".
O fato de Maria ter sido elevada ao céu é motivo de júbilo, alegria e esperança para nós: "Já e ainda não". Uma criatura de Deus, Maria, já está no Céu e, com ela e como ela, também nós, criaturas de Deus, estaremos um dia. Portanto, o destino de Maria, unida ao corpo transfigurado e glorioso de Jesus, será o mesmo destino de todos os que estão unidos ao Senhor Jesus, na fé e no amor.
É interessante notar que a liturgia - através dos textos bíblicos, extraídos do livro do Apocalipse e de Lucas – nos leva não tanto a refletir sobre o canto do Magnificat, mas a rezar. O Evangelho sugere ler o mistério de Maria à luz da sua oração, o Magnificat: o amor gratuito, que se estende de geração em geração; a predileção pelos simples e pobres encontra em Maria o melhor fruto: poderíamos dizer que é a sua obra-prima, um espelho no qual todo o Povo de Deus pode refletir seus próprios lineamentos.
A Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, em corpo e alma ao Céu, é um sinal eloquente do que, não só a "alma", mas também a "corporeidade" confirmam que "tudo era muito bom" (Gn 1,31), tanto que, como aconteceu com a Virgem Maria, também a "nossa carne" será elevada ao céu. Isto, porém, não quer dizer que somos isentos do nosso compromisso com a história; pelo contrário, é precisamente o nosso olhar, voltado para a Meta, o Céu, a nossa Pátria, que nos dá o impulso para nos comprometermos com a vida presente, nas pegadas do Magnificat: felizes pela misericórdia de Deus, atenciosos com todos nossos irmãos e irmãs, que encontramos ao longo do caminho, começando pelos mais fracos e frágeis.

Proclamação do Dogma

"Pelo que, depois de termos dirigido a Deus repetidas súplicas, e de termos invocado a paz do Espírito de verdade, para glória de Deus onipotente que à virgem Maria concedeu a sua especial benevolência, para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e triunfador do pecado e da morte, para aumento da glória da sua augusta mãe, e para gozo e júbilo de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos s. Pedro e s. Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial" (Pio XII, Munificentissimus Deus, 1º de novembro de 1950).

Texto (Evangelho do dia):
«Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!”. E Maria disse:

“Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva.
Por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada
todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas
aquele que é Poderoso e cujo nome é Santo.

Sua misericórdia se estende, de geração em geração, 
sobre os que o temem.

Manifestou o poder do seu braço:
desconcertou os corações dos soberbos.
Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes.

Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos.

Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia,
conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre”.

Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa» (Lc 1,39-56).

Dar louvor
Hoje, com o seu Magnificat, a Virgem Maria nos ensina a dar louvor e glória a Deus. Com este convite, por meio do qual a Virgem Maria é contemplada na glória, ela nos exorta a superar o nosso modo exagerado de encarar os problemas e dificuldades habituais. Maria é capaz e, hoje, nos ensina também a olhar a vida de outro ponto de vista: o nosso coração é bem maior que os nossos pecados; e, se o nosso coração nos censurar, Deus é maior que o nosso coração! (cf. 1 Jo 3,20). Logo, não se trata, de uma ilusão, como se não houvesse problemas na vida, mas de valorizar a beleza e o bem que existe na vida, sabendo dar graças a Deus por tudo isso! Dessa forma, até os problemas se tornam relativos.

Deus surpreende

Outro aspecto, que merece destaque neste dia, é o fato de Maria ser virgem e Isabel estéril. Deus é aquele que vai “além”, que surpreende com a sua ação salvífica providencial.

A Meta
Maria encontra-se na glória de Deus; ela alcançou a Meta, onde, um dia, todos nos encontraremos. Eis porque, hoje, Maria é sinal de consolação e esperança, pois, se ela, criatura como nós, conseguiu, também nós conseguiremos. Mantenhamos nosso olhar e coração fixos naquela Mulher, que nunca abandonou seu Filho Jesus e, com Ele, agora, goza da alegria e da glória celeste. Confiemos em Maria! Que ela nos ajude a percorrer o caminho da vida, reconhecendo as grandes coisas, que Deus faz em nós e em torno de nós, sendo capazes de engrandecê-Lo com o Canto da nossa existência!




15 de agosto: começa a Quaresma de São Miguel Arcanjo

  

Tudo o que você precisa saber sobre esta poderosa devoção

Quaresma de São Miguel Arcanjo foi difundida através dos discípulos de São Francisco, que o imitavam nessa devoção e recebiam graças. E até hoje, temos esse belíssimo costume de consagrar nossas vidas a São Miguel Arcanjo.


O que é necessário?

O site de São Miguel Arcanjo sugere viver a Quaresma da seguinte maneira:

Antes de tudo, termos os devidos cuidados para não cairmos em superstição. A superstição é o desvio do sentimento religioso e das práticas que ele impõe. Então, o nosso coração deve estar reconciliado com Deus e cheio de bons propósitos.

Após esta análise de sua vida, faça um altar com a imagem ou foto de São Miguel Arcanjo colocando velas ou lamparinas bentas, e flores para enfeitar o altar. Durante a quaresma, faça penitências, jejuns e abstinências e uma boa confissão. Fazer seu pedido particular e principalmente pela libertação da família, quebra de maldição, do jugo hereditário, ocultismo e outras intenções.

Rezar as orações mencionadas abaixo e, no dia 29 de setembro participar da Festa de São Miguel com a Santa Missa.

As 4 etapas

Nos primeiros 10 dias: Rezemos a São Miguel Arcanjo por toda cura e libertação de todos os vícios de dependência química (álcool, drogas, cigarros), de jogos, de compulsividade (para comprar, comer…);

Do 11º ao 20º dia: Rezemos, além das nossas intenções particulares, também por toda cura e libertação de maldições em nossas pontes de gerações, como desordens sexuais, adultério, roubo, alcoolismo, perseguições, divórcios, abortos, mortes repentinas, idolatrias e outros.

Do 21º ao 30º dia: Rezemos por toda libertação de malefícios que possam ter atingido a nossa vida e os nossos negócios, como também a nossa profissão e estudos: dificuldades financeiras, perdas, insucessos, invejas, ciúmes, trapaças…

Do 31º ao 40º dia: Rezemos por toda cura e libertação física e espiritual: quadros como transtorno bipolar, esquizofrenia, síndrome do pânico, doenças físicas como dores na coluna, enxaquecas, anemias, desmaios, bronquites, asmas, alergias e outros…

A Quaresma de São Miguel Arcanjo tem seu início, tradicionalmente, no dia 15 de agosto. No dia 20 de setembro inicia-se a novena em honra a São Miguel Arcanjo, em conjunto com as outras orações, culminando com a grande festa no dia 29 de setembro.

*Importante: a quaresma ou novena pode ser realizada a partir de qualquer data do ano, sendo agosto a setembro um momento especial.

Todos os dias:

  • Acender uma vela (benta) diante da imagem de São Miguel Arcanjo
  • Oferecer jejuns, penitências e abstinências
  • Fazer o Sinal da Cruz
  • Rezar a oração inicial: “Pequeno Exorcismo do Papa Leão XIII” *
  • Rezar a Ladainha de São Miguel Arcanjo *
  • Rezar a Consagração a São Miguel Arcanjo *
  • Fazer o pedido de uma graça a ser alcançada.

* Confira cada uma dessas 3 orações logo abaixo.

Podem ser adicionadas várias outras orações, conforme a devoção pessoal: ladainhas diversas, orações, salmos, textos bíblicos, o terço de São Miguel, o terço mariano tradicional…

Durante a quaresma, é importante fazer uma santa confissão.

Outros elementos:

O altar – Na Quaresma de São Miguel Arcanjo, costuma-se fazer um pequeno altar ou oratório com a imagem de Arcanjo (pode ser uma foto também) e se possível no momento da oração acenda uma vela (benta), que simboliza a luz de Cristo.

Jejuns e penitências – Durante o período destes 40 dias, é indicado que cada pessoa faça uma penitência. Exemplos: abster-se de algum alimento prazeroso, do cigarro, da bebida, da internet, da televisão… Praticar o jejum ao menos às sextas-feiras, dia em que a Igreja aconselha habitualmente a prática.

Participar da Santa Missa (se possível diariamente) em honra a São Miguel e, após a comunhão, rezar a Oração de São Miguel Arcanjo.

As orações

ORAÇÕES PARA TODOS OS DIAS

Pequeno Exorcismo do Papa Leão XIII

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Jaculatória diária

Sacratíssimo Coração de Jesus tende piedade de nós! (3x)

Ladainha de São Miguel Arcanjo

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do Mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Trindade Santa, que sois um único Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.

São Miguel, rogai por nós.
São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai por nós.
São Miguel, perfeito adorador de Jesus, rogai por nós.
São Miguel, coroado de honra e de glória, rogai por nós.
São Miguel, poderosíssimo príncipe dos exércitos do Senhor, rogai por nós.
São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade, rogai por nós.
São Miguel, guardião do paraíso, rogai por nós.
São Miguel, guia e consolador do povo israelita, rogai por nós.
São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante, rogai por nós.
São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante, rogai por nós.
São Miguel, luz dos anjos, rogai por nós.
São Miguel, baluarte dos cristãos, rogai por nós.
São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da Cruz, rogai por nós.
São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida, rogai por nós.
São Miguel, socorro muito certo, rogai por nós.
São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades, rogai por nós.
São Miguel, arauto da sentença eterna, rogai por nós.
São Miguel, consolador das almas que estão no purgatório, rogai por nós.
São Miguel, a quem o Senhor incumbiu de receber as almas que estão no purgatório, rogai por nós.
São Miguel, nosso príncipe, rogai por nós.
São Miguel, nosso advogado, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Rogai por nós, ó glorioso São Miguel, príncipe da Igreja de Cristo, para que sejamos dignos de Suas promessas.

Oração: Senhor Jesus, santificai-nos, por uma bênção sempre nova, e concedei-nos, pela intercessão de São Miguel, esta sabedoria que nos ensina a ajuntar riquezas do Céu e a trocar os bens do tempo pelos da eternidade. Vós, que viveis e reinais em todos os séculos dos séculos.

Os 3 Pai-Nossos

  • Um Pai-Nosso em honra de São Gabriel.
  • Um Pai-Nosso em honra de São Miguel Arcanjo.
  • Um Pai-Nosso em honra de São Rafael.
  • Pode-se adicionar um quarto Pai-Nosso em honra ao nosso Anjo da Guarda.

ORAÇÕES PARA O ÚLTIMO DIA DA QUARESMA DE SÃO MIGUEL

Gloriosíssimo São Miguel, chefe e príncipe dos exércitos celestes, fiel guardião das almas, vencedor dos espíritos rebeldes, amado da casa de Deus, nosso admirável guia depois de Cristo; vós, cuja excelência e virtudes são eminentíssimas, dignai-vos livrar-nos de todos os males, a nós todos que recorremos a vós com confiança, e fazei, pela vossa incomparável proteção, que adiantemos cada dia mais na fidelidade em servir a Deus.

V. Rogai por nós, ó bem-aventurado São Miguel, príncipe da Igreja de Cristo.
R. Para que sejamos dignos de Suas promessas.

Oração: Deus, todo poderoso e eterno, que, por um prodígio de bondade e misericórdia para a salvação dos homens, escolhestes para príncipe de Vossa Igreja o gloriosíssimo Arcanjo São Miguel, tornai-nos dignos, nós Vo-lo pedimos, de sermos preservados de todos os nossos inimigos, a fim de que na hora da nossa morte nenhum deles nos possa inquietar, mas que nos seja dado de sermos introduzidos por ele na presença da Vossa poderosa e augusta Majestade, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Consagração a São Miguel Arcanjo

Ó Príncipe nobilíssimo dos Anjos, valoroso guerreiro do Altíssimo, zeloso defensor da glória do Senhor, terror dos espíritos rebeldes, amor e delícia de todos os Anjos justos, meu diletíssimo Arcanjo São Miguel! Desejando eu fazer parte do número dos vossos devotos e servos, a vós hoje me consagro, me dou e me ofereço e ponho-me a mim próprio, a minha família e tudo o que me pertence, debaixo da vossa poderosíssima proteção.

É pequena a oferta do meu serviço, sendo como sou um miserável pecador, mas vós engrandecereis o afeto do meu coração; recordai-vos que, de hoje em diante, estou debaixo do vosso sustento e deveis assistir-me em toda a minha vida e obter-me o perdão dos meus muitos e graves pecados, a graça de amar a Deus de todo coração, ao meu querido Salvador Jesus Cristo e a minha Mãe Maria Santíssima; obtende-me aqueles auxílios que me são necessários para obter a coroa da eterna glória. Defendei-me dos inimigos da alma, especialmente na hora da morte. Vinde, ó príncipe gloriosíssimo, assistir-me na última luta, e, com a vossa arma poderosa, lançai para longe, precipitando nos abismos do inferno, aquele anjo quebrador de promessas e soberbo que um dia prostrastes no combate no Céu.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate para que não pereçamos no supremo juízo.

Oração a Nossa Senhora Rainha dos Anjos

Oremos: Augusta Rainha do Céu, altíssima Senhora dos Anjos, vós, que, desde o princípio recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás, nós vos suplicamos humildemente que envieis as vossas santas legiões para que, sob as vossas ordens e pelo vosso poder, persigam os demônios, os combatam por toda parte, reprimam sua audácia e os precipitem no abismo do inferno. Quem como Deus? São Miguel e os santos anjos e arcanjos nos defendam e nos guardem. Ó Mãe de Deus, enviai os vossos anjos para defender-nos e afastar para longe de nós o cruel inimigo. Ó boa e terna Mãe, vós sereis sempre o nosso amor e a nossa esperança. Amém.

Algumas sugestões de temas

Examine sua vida e procure determinar quais são as áreas de maior necessidade de intervenção de Deus. Você pode usar o guia abaixo como sugestão, ou identificar alguma outra área que não consta na lista:

1. Provisão de necessidades materiais para uma sobrevivência digna.

2. Cura física para um membro da família, um amigo ou para você mesmo.

3. Vitória sobre pecados como orgulho, legalismo, auto-justificação, soberba…

4. Restauração de um relacionamento em crise.

5. Vencer um mau hábito: fumar, beber, consumir drogas, pornografia…

6. Libertar algum membro da família ou amigo de um vício.

7. Crescimento na vida profissional.

8. Sabedoria para tomar uma decisão crítica.

9. Salvação de um membro da família ou amigo.

10. Libertação de opressão espiritual.

11. Crescimento da Igreja e do seu impacto positivo na humanidade.

12. Vitória sobre a ansiedade, medo, depressão, solidão.

13. Coragem para tomar uma decisão difícil.

14. Transformação na sua comunicação e resolução de conflitos no casamento.

15. Reavivamento do amor a Cristo.

16. Estabelecimento de um tempo devocional para com o Senhor.

17. Despertar espiritual de cônjuge e filhos.

18. Vencer a vida dupla: uma na Igreja, outra no trabalho.

19. Fim dos conflitos bélicos.

20. Resolução das crises humanitárias, políticas, econômicas e sociais que afligem a humanidade.

21. Para que todos na Igreja se tornem verdadeiros apóstolos, cheios de paixão e desejo de testemunhar o Amor de Deus ao mundo inteiro.

7 coisas que você pode esperar nesta quaresma de São Miguel

1. Será desafiador e difícil e exigirá disciplina e foco.

2. Se você permanecer firme, perceberá o crescimento da sua fé e a experiência da transformação espiritual na sua vida.

3. Deus poderá responder aos seus pedidos de oração durante estes 40 dias ou não. O tempo é Ele quem sabe. A nossa certeza está no fato de alimentarmos a comunhão com Ele, abrindo-nos à Sua graça.

4. Você será mais sensível ao Espírito Santo em sua vida, removendo distrações e obtendo um novo senso de clareza à voz do Deus.

5. A sua comunhão com Deus aumentará, com uma compreensão mais clara do que significa depender dele para todas as suas necessidades.

6. Você se verá fazendo orações mais pessoais, abertas, e mais vezes ao longo do dia.

7. Nos primeiros dias você deve esperar um aumento na tensão e na resistência espiritual.

3 perigos para considerar

1. Achar que Deus é “obrigado” a ouvi-lo do jeito que você quer, e não do jeito que Ele quer.

2. Orgulho e satisfação pessoal distorcida, derivada de sacrifícios espirituais que podem fazer você se achar muito bom, justo e santo.

3. Tentação de interromper ou abortar o jejum, por achar que não consegue ou que já fez mais do que o necessário. Não entregue os pontos: mantenha-se firme no seu compromisso. Você perceberá os ganhos!

Sobre a devoção a São Miguel Arcanjo

Deus exalta os humildes e resiste aos soberbos, dizem as Escrituras. São Miguel foi sempre muito amado e venerado pelo povo de Deus: o Senhor o constituiu guardião e protetor do Seu povo, como se lê no profeta Daniel: “Surgirá Miguel, o grande Príncipe, que guardará o teu povo” (Dan 12, 1).

As intervenções de São Miguel em favor do povo de Deus, quer no Antigo, quer no Novo Testamento, motivaram na Igreja, desde o princípio, uma especial veneração por este Arcanjo a quem ela sempre honrou com um culto especial, como guardador da família divina em seu peregrinar por este mundo rumo à casa do Pai.

Em documentos oficiais dos Sumos Pontífices e no culto litúrgico, São Miguel é honrado como protetor da Igreja e padroeiro dos agonizantes; também é ele quem conduz a alma dos que deixam este mundo para o julgamento junto ao Trono de Deus.

A Igreja, da qual ele é protetor e defensor, o invoca como advogado de defesa na vida e na hora da morte.

https://pt.aleteia.org/



13 de ago. de 2024

13 de agosto: dia da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. 13 de Outubro: Canonização. Conheça 10 fatos sobre aquela que será a primeira santa nascida no Brasil


A Irmã Dulce já tem data para ocupar os altares: sua canonização acontecerá no dia 13 de outubro de 2019.
Porém, sua memória é celebrada no dia 13 de agosto. Por isso, a agência católica ACI Digital relembrou 10 fatos marcantes daquela que será a primeira santa nascida no Brasil. Confira!
.
1-PRATICOU A CARIDADE DESDE CRIANÇA
O amor pelo próximo e a prática da caridade fizeram parte da vida de Irmã Dulce desde a infância. Conta-se que, aos 13 anos, a menina começou a acolher em sua casa mendigos e doentes e transformou a sua residência em um centro de atendimento. Muitos se aglomeravam na porta da casa para receber a ajuda da pequena e, por este motivo, o local ficou conhecido como “A Portaria de São Francisco”.
.
2-ERA PROFESSORA
Antes de ingressar na vida religiosa, Irmã Dulce se formou professora pela Escola Normal da Bahia, em 9 de dezembro de 1932. No ano seguinte, entrou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e, sua primeira missão como freira foi ensinar em um colégio mantido pela sua congregação.
.
3-ADOTOU O NOME DULCE EM HOMENAGEM À MÃE
Ainda muito cedo, quando tinha apenas 7 anos, Irmã Dulce (cujo nome de batismo era Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes) perdeu sua mãe, Dulce Maria, a qual tinha 26 anos.
Mais tarde, quando ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em 1933, e recebeu o seu hábito, adotou o nome Irmã Dulce, em homenagem à sua mãe.
.
4-ERA DEVOTA DE SANTO ANTÔNIO
Após o anúncio da data da canonização de Irmã Dulce (que será em 13 de outubro deste ano), o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, contou que, no dia seguinte, ou seja, 14 de outubro, haverá uma Missa na Igreja de Santo Antônio dos Portugueses, em Roma.
O local foi escolhido devido à grande devoção que Irmã Dulce tinha por Santo Antônio. “Era realmente um amigo que ela tinha, um confidente, e ao mesmo tempo, a quem ela recorria em suas necessidades”, sublinhou o Prelado.
De fato, Santo Antônio sempre teve um lugar especial na vida da religiosa, desde sua infância. Era ao santo que ela recorria nos momentos de angústia, desespero e também para solicitar a concretização de algum projeto. Chamava-o, inclusive, de seu “tesoureiro”.
.
De acordo com o site da Arquidiocese de Salvador (BA), ainda na infância, ela costumava decorar o altar do santo.
.
Além disso, atualmente pertence ao acervo do Memorial Irmã Dulce uma imagem de Santo Antônio do século XIX, que pertenceu ao avô da religiosa, o advogado Manoel Lopes Pontes, diante da qual a família dela costumava fazer seus pedidos e orações.
.
5-CONSTRUIU UM HOSPITAL A PARTIR DE UM GALINHEIRO
Na década de 1930, Ir. Dulce começou um trabalho assistencial nas comunidades carentes, sobretudo nos Alagados, conjunto de palafitas que se consolidara na parte interna do bairro de Itapagipe, em Salvador (BA).
Conta o site das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) que, em 1939, a religiosa invadiu cinco casas na Ilha dos Ratos, para abrigar os doentes que recolhia nas ruas de Salvador. Foi expulsa do lugar e precisou peregrinar durante uma década, levando os seus doentes por vários locais da cidade.
.
Em 1949, ocupou um galinheiro ao lado do Convento de Santa Antônio, após a autorização da sua superiora, com os primeiros 70 doentes. Hoje, no local, está o Hospital Santo Antônio, o maior da Bahia.
.
Segundo assinala OSID, esta iniciativa da religiosa “deu origem à tradição propagada há décadas pelo povo baiano de que a freira construiu o maior hospital da Bahia a partir de um simples galinheiro”.

6-DURANTE 30 ANOS, DORMIU EM UMA CADEIRA DE MADEIRA
No Memoria Irmã Dulce também se encontra o quarto da religiosa, onde está a cadeira de madeira, na qual ela dormiu por cerca de 30 anos, em razão de uma promessa.
Em 1955, a irmã da futura santa brasileira, também chamada Dulce, passou por uma gravidez de alto risco e a religiosa rezou por sua saúde e recuperação. Assim, durante três décadas, dormiu na cadeira para pagar sua promessa e agradecer pela recuperação de sua irmã, mesmo enfrentando muitas dificuldades, devido a um enfisema pulmonar.
Irmã Dulce só deixou de dormir na cadeira de madeira em 1985, aos 71 anos, após ser convencida por seus médicos a voltar a ter seu descanso noturno na cama, devido ao seu estado de saúde.
.
7-ENFRENTOU GRAVES PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS
Conforme assinala OSID, nos últimos 30 anos de sua vida, a religiosa viveu com 70% da capacidade respiratório comprometida. Entretanto, isso “não impediu que ela construísse e mantivesse uma das maiores e mais respeitadas instituições filantrópicas do país, uma verdadeira obra de amor aos pobres e doentes”.
.
8-FOI INDICADA AO PRÊMIO NOBEL DA PAZ
As obras da Irmã Dulce receberam diversos apoios e reconhecimentos. Tanto que, em 1988, a religiosa foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo então presidente do Brasil, José Sarney, com o apoio da Rainha Sílvia, da Suécia.
.
9-TEVE 2 ENCONTROS COM JOÃO PAULO II
Irmã Dulce encontrou com o Papa São João Paulo II em duas ocasiões em que o Pontífice visitou o Brasil. A primeira foi em 7 de julho de 1980, quando o então Papa visitou pela primeira vez o Brasil.
O segundo encontro aconteceu em 20 de outubro de 1991. Nesta ocasião, João Paulo II quebrou o protocolo de sua agenda e fez questão de visitar Ir. Dulce, que já estava com a saúde debilitada, no Convento Santo Antônio. Cinco meses depois desta visita, em 13 de março de 1992, o Anjo Bom da Bahia faleceu.
.
10-SUA CANONIZAÇÃO SERÁ UMA DAS MAIS RÁPIDAS DA HISTÓRIA RECENTE DA IGREJA
No próximo dia 13 de outubro, Irmã Dulce se tornará a primeira mulher nascida no Brasil a ter seu nome inscrito no livro dos santos, apenas 27 anos após seu falecimento.
.
Segundo destaca o site Obras Sociais da Irmã Dulce (OSID), sua canonização será a terceira mais rápida da história recente da Igreja, “atrás apenas da santificação do Papa João Paulo II (9 anos após sua morte) e de Madre Teresa de Calcutá (19 anos após o falecimento da religiosa)”.
.
Vale recordar que os mais rápidos da história dos santos lusófonos seguem sendo o de Santo Antônio de Lisboa (ou Santo Antônio de Pádua), canonizado 11 meses após seu falecimento no dia 30 de maio de 1232, e São Teotônio, canonizado 1 ano depois de sua morte ocorrida em 1162 pelo Papa Alexandre III.


Apoie os valores cristãos acessando o site abaixo:
FONTE: https://pt.aleteia.org