(Α Ω) ANUNCIAR O EVANGELHO : "Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura MC 16,15"--O conteúdo dessa página pode ser reproduzido desde que informado a fonte e o autor.

28 de fev. de 2012

CORES LITÚRGICAS.

                                Clique na foto

As cores litúrgicas e seus significados. Vamos conhecer quais e seus significados para melhor celebrarmos nossa Liturgia.

São seis as cores litúrgicas: branco, vermelho, verde, roxo, rosa e preto. Cada Tempo Litúrgico tem a sua cor específica, que são usadas nos Paramentos dos Sacerdotes.


BRANCO: Simboliza a vitória, paz, alegria. É usada na Páscoa, Natal, nas festas do Senhor, de Nossa Senhora e dos Santos não-mártires.

VERMELHO: Simboliza o fogo do amor, da caridade e o sangue do martírio. É usada na festa de Pentecostes, lembrando o fogo do Espírito Santo. No Domingo de Ramos, na Sexta-feira da Paixão e na festa dos Mártires lembrando o sangue.
VERDE: Esta cor simboliza a esperança. É usada nos domingos e dias do Tempo Comum.
ROXO: Simboliza a penitência, recolhimento, serenidade. É usada no Tempo da Quaresma, no Tempo do Advento. É usada também nas Missas pelos mortos e no Sacramento da Confissão.
PRETO: Simboliza o luto, a dor. É usada na missa pelos mortos. Hoje é pouco usada, sendo substituída pelo Roxo.
ROSA: Simboliza a alegria dentro de um tempo de penitência e recolhimento. É usada no Quarto Domingo da Quaresma (Laetare) e no Terceito Domingo do Advento (Gaudete).




Fonte: http://www.basilicadocarmocampinas.org.br/cores_liturgicas.htm

Nenhum comentário: